
O Brasil Urgente teve acesso ao relatório da investigação da corregedoria da polícia militar que indica a participação de PMs na escolta de Vinícius Gritzbach e na execução do delator do PCC.
No dia 25 de dezembro de 2023, quase 1 ano antes da execução no aeroporto. Vinicius estava reunido com a família no apartamento em um edifício de luxo no jardim Anália Franco, na zona leste de São Paulo.
Na época, ele ainda era casado, estava com a esposa e os dois filhos, além de uma funcionária da família, amigos e outros parentes. Vinicius foi até a varanda do apartamento e com o celular começou a registrar o belo cenário. De repente, um tiro quebrou a vidraça.
Os filhos do empresário estavam perto e todos se esconderam atrás dos móveis e rapidamente o próprio Gritzbach fechou a cortina. O Brasil Urgente teve acesso ao apartamento com exclusividade. O programa mostrou as conversas entre os militares responsáveis pela escolta do Delator do PCC.
A polícia chegou à conclusão que o disparo foi feito de um prédio a cerca de 300 metros de distância. A polícia conseguiu esta imagem que mostra um homem entrando no local com uma caixa normalmente usada para levar um fuzil. O ataque nunca foi esclarecimento.
16 militares estão presos. Três que participaram diretamente da execução de Vinícius no aeroporto em novembro do ano passado e outros 13 que faziam escolta ao criminoso. Eles ainda são investigados por uma possível facilitação para o crime.
O Brasil Urgente usou a tecnologia da inteligência artificial para reconstituir a conversa entre policiais que faziam a escolta de Vinicius Gritzbach.