
A Prefeitura de Ribeirão Preto, através da Secretaria de Infraestrutura, realizou a terceira reunião da COINFARP, a Comissão de Infraestrutura Aérea de Ribeirão Preto. A equipe cobra da CPFL o cumprimento da Lei nº 14.901/2024, que prevê a gestão adequada de fios de telefonia e internet que estão soltos.
Na última reunião, a CPFL apresentou um cronograma prévio de ações para a Avenida Dom Pedro. Os trabalhos foram executados neste mês e resultaram na retirada de duas toneladas de cabos. A Companhia constatou, ainda, que grande parte das empresas responsáveis pelos fios não atendeu às notificações.
A Consultora de Relacionamento da CPFL, Elidiane Bernardi, afirmou que as equipes estão mobilizadas para intensificar as ações, buscando a regularização desses fios. “Com o apoio do governo municipal, não iremos mais tolerar essa realidade. Entramos em contato com todas as empresas responsáveis, notificamos e buscamos o melhor caminho, porém precisamos trazer resultados. Por isso, iremos retirar todos os cabos soltos ou que apresentem riscos para a população, mesmo em funcionamento”, afirmou.
A medida da Companhia acompanha o posicionamento da Administração Municipal, que vem buscando tornar a Legislação sobre a gestão de fios soltos ainda mais rigorosa para garantir a segurança dos pedestres e motoristas em Ribeirão Preto. “Os fios representam um risco à saúde e à segurança, o que não iremos mais tolerar. Pressionamos a CPFL, apoiamos as medidas mais severas e estamos trabalhando para que a lei seja mais rigorosa, prevendo também a fiscalização por parte do poder público e das empresas responsáveis pela instalação de telefonia e internet, não apenas da Companhia”, explicou a secretaria de Infraestrutura, Juliana Ogawa.
Além das novas medidas, também foram discutidas alternativas para as empresas realizarem manutenções nos postes, regularizando os fios.
No momento, a CPFL continua atuando na Avenida Dom Pedro. Posteriormente, irá atender a região Central. O cronograma será estruturado na próxima reunião da COINFARP, que acontecerá no mês de maio.
Participaram da reunião representantes das secretarias de Infraestrutura, Casa Civil e Planejamento, além de membros da Fiscalização Geral, RP Mobi, Coderp, CPFL, instituições e diversas empresas de telefonia e internet que atuam em Ribeirão Preto.