No próximo dia 18 de dezembro de 2024 (quarta-feira), às 19h, no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira, será realizado o cine-debate 100 anos do Rádio em Ribeirão Preto. Com entrada gratuita, o evento será aberto à toda a comunidade sendo especialmente voltado a profissionais e estudantes de comunicação, historiadores, ouvintes e personalidades que fazem ou já fizeram parte da história desse veículo de comunicação que mora no coração dos ribeirão-pretanos.
“O encontro vai apresentar uma linha do tempo da radiodifusão sonora local e exibir o mini-documentário “PRA-7, Memória Sonora” (15 min), produzido em 2008 pelo curso de Jornalismo da Unaerp em parceira com a TV Unaerp. Em seguida teremos uma grande roda de conversa que vai resgatar grandes momentos do passado além de debater o presente e o futuro do Rádio frente às transformações tecnológicas da comunicação”, explicam André Rezende e Gil Santiago, organizadores do evento.
A trajetória do Rádio de Ribeirão Preto começou em 23 de dezembro de 1924, data da fundação do Radio Club que deu origem à antiga PRA-7, primeira emissora da cidade, do interior paulista, do interior do Brasil (fora de capitais) e a sétima a entrar em operação no país.
“De lá para cá surgiram muitas outras emissoras que fizeram ou ainda fazem parte do Rádio de Ribeirão Preto que é uma das maiores referências para o mercado nacional de radiodifusão. São 100 anos de uma história riquíssima que vale a pena ser comemorada”, afirmam os organizadores.
No evento também será formalizada a doação de exemplares do livro “PRA-7, a primeira Rádio do Interior do Brasil”, escrito por Rezende e Santiago, ao acervo da Biblioteca Sinhá Junqueira. Também será anunciada uma grande novidade relativa ao esforço de resgatar e perpetuar a memória do Rádio de Ribeirão Preto.
Serviço
Cine-debate 100 anos do Rádio de Ribeirão Preto
Data: 18 de dezembro de 2024 (quarta-feira).
Horário: 19h.
Local: Auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira.
Endereço: Rua Duque de Caxias, 547, centro.
Entrada gratuita
Lugares sujeitos à capacidade do auditório.
Apoio: Biblioteca Sinhá Junqueira e Unaerp.
PRA-7: Pioneirismo no ar e a revolução da comunicação em RP
Em 23 de dezembro de 1924, Ribeirão Preto conquistava um lugar de destaque na história das comunicações no Brasil com a inauguração da PRA-7, a primeira emissora de rádio do interior do país e a sétima no cenário nacional.
Conhecida como “a voz do coração de São Paulo”, a emissora revolucionou os hábitos culturais e sociais da região, sendo um marco da modernidade e do progresso em uma época em que o rádio era a principal fonte de informação e entretenimento.
Fundada em um contexto de efervescência econômica proporcionada pela caféicultura, a PRA-7 não apenas ampliou os horizontes culturais da população local, mas também conectou Ribeirão Preto ao restante do Brasil e do mundo.
Além disso, a emissora desempenhou um papel central na promoção de talentos regionais, oferecendo espaço para músicos, atores e radialistas que contribuíram para enriquecer a cena cultural.
A história da PRA-7 também é marcada pela inovação. Foi uma das primeiras a introduzir programas de auditório e transmissões ao vivo, encantando os ouvintes com novelas radiofônicas, noticiários detalhados e uma programação musical variada. Esses avanços consolidaram a emissora como um verdadeiro símbolo de pioneirismo e excelência na comunicação.
Livro traz memórias da PRA-7
Os leitores de Ribeirão Preto e admiradores da história do rádio podem explorar os detalhes da PRA-7 no livro “PRA-7 – A primeira rádio do interior do Brasil”, de André Luís Rezende e Gil Santiago. A obra traça um panorama completo sobre a emissora, desde sua fundação em 1924, com base em uma pesquisa que se estendeu por quase 15 anos.
Rezende e Santiago investigaram documentos históricos, atas da emissora, arquivos do Sistema Clube e artigos de jornais da época. Contudo, a principal fonte da pesquisa foi a história oral, com dezenas de entrevistas realizadas com locutores, sonoplastas, redatores e outros profissionais que fizeram parte da trajetória da PRA-7.
A pesquisa também situou a PRA-7 como a sétima emissora de rádio a entrar em operação no Brasil, destacando-se por ser a primeira do interior. O livro relembra momentos marcantes, como o impacto cultural dos programas de auditório e a influência da emissora na cena artística e esportiva nacional.
Para quem deseja conhecer mais sobre a história da PRA-7 e do rádio no Brasil, a obra é indispensável.
Os jornalistas André Luís Rezende e Gil Santiago escreveram o livro ‘PRA-7 – A primeira rádio do interior do Brasil’