O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) negou que tenha a intenção de se candidatar à presidência nas eleições de 2026 e confirmou que mira a reeleição no estado de São Paulo. A declaração foi feita em entrevista ao Canal Livre deste domingo (15).
“Sou muito fiel àqueles que me elegeram. Tenho grande apreço pela população de São Paulo que me acolheu e temos projetos muito interessantes, muitos para entregar em 2028, 2029, 2030. O que me motiva a ficar em São Paulo é a entrega desses projetos”, disse.
Se o trabalho à frente do Palácio dos Bandeirantes for bem avaliado pelos eleitores, no entanto, isso pode ser usado, segundo o governador, para dar força a alguma candidatura da direita no pleito.
"Meu caminho para 2026 é continuar em São Paulo e fazer um bom trabalho para ajudar um grupo a chegar à presidência da República."
Questionado sobre quais nomes estariam nele grupo, Tarcísio de Freitas cravou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível.
"Não vejo motivos para a inelegibilidade do Bolsonaro, então para mim o candidato é ele. Se não for, será quem ele indicar (...). A situação está difícil, mas quantas vezes já vimos situações sendo revertidas. Ele continua sendo um grande ator da direita e vai ser em 26, independentemente de qualquer coisa.”
O Canal Livre começa às 20h neste domingo (15) no BandNews TV e no canal do Band Jornalismo no YouTube, e é exibido novamente às 23h30, após o Programa do João, na tela da Band. Participam como entrevistadores os jornalistas Fernando Mitre e Thays Freitas e o cientista político Fernando Schüler. A apresentação é de Rodolfo Schneider.